Página inicial > Corpo Docente > Acácio Sidinei Almeida Santos

Acácio Sidinei Almeida Santos

Curso: Bacharelado em Relações Internacionais

Tataraneto de Mulheres Africanas e Homens Africanos. Bisneto, neto e filho de Mulheres e Homens do Recôncavo da Bahia. Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP e Pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública - USP. Foi Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (2018 a 2022); é professor no curso de Relações Internacionais (BRI/UFABC); coordenador do Observatório de Políticas Afirmativas - OPA/FONAPRACE; coordenador da pesquisa "Migração e saúde: itinerários terapêuticos, práticas e estratégias de cura de imigrantes africanos na cidade de São Paulo" (edital universal CNPq); pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire); membro colaborador da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/UFABC). Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; foi coordenador do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB/UFABC); foi consultor da UNESCO em 2018 em projetos sobre migração africana no Brasil; foi professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Faculdades de Campinas - (FACAMP) e nos cursos de especialização (UNIAFRO) da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Paraná. Fundou e foi vice-coordenador da Casa das Áfricas entre os anos de 2003 e 2013.Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais e História da África; atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia das sociedades africanas, História da África, História da Costa do Marfim, Estudos africanos, Relações Brasil / África Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste), tendo sido bolsista da CAPES (programa doutorado Sanduíche no exterior) na Université de Cocody (Côte d´Ivoire) no ano de 2002 e do Programa de Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP em 2006 / 2007.