Página inicial > Corpo Docente > Tatiana Berringer de Assumpção

Área: Relações Internacionais
Subárea: Política Externa Brasileira
Curso: Bacharelado em Relações Internacionais

Professora Adjunta (C3) de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC. Professsora dos Programas de Pós-graduação em Economia Política Mundial (EPM) e do Mestrado em Relações Internacionais (PRI) da UFABC. Doutora e mestre em Ciência Política pela Unicamp, possui graduação em Relações Internacionais pela UNESP - Franca (2007). Participou de uma MIssión de Travaille na Université de la Lumiére Lyon II no âmbito do Projeto Capes- Cofecub "O Brasil e a França na mundalização neoliberal" (2014). Foi Visiting Scholar na School of Oriental and African Studies (SOAS) em Londres (2016). Autora do livro "A burguesia brasileira e a política externa nos governos FHC e Lula (Ed. Appris). Integrante do grupo "Neoliberalismo e Relações de Classe no Brasil", vinculado ao Centro de Estudos Marxistas (Cemarx). INtegra o Projeto Universal CNP 2021 - A crise política, a nova direita, o Estado e as classes sociais no Brasil". Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Política Externa e classes sociais (CNPQ) e do Eixo 5 do FOMERCO - Classes sociais, Estado e integração regional na periferia do sistema capitalista. Integra a Rede de Estudos de Marxismo e Relações Internacionais (RIMA). Pesquisa nas áreas de Política Externa Brasileira, Integração sul-americana, Política Internacional Contemporânea. Integra o comitê editorial da Editora Enunciado e da Edufabc.