Página inicial > Corpo Docente > Eleonora Menicucci Oliveira

Eleonora Menicucci Oliveira

Área: Políticas públicas com enfoque em gênero, raça e classe
Subárea(s): políticas públicas de saúde, direitos humanos, direitos reprodutivos e sexuais, estudos de gênero, diversidade e interseccionalidades, violência de gênero, relações étnico-raciais e racismo.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1990).Possui o título de Profa. Livre Docente em Saúde Coletiva pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Pós doutorado em Saúde e Trabalho das Mulheres, na Facultá de Medicina della Universitá Degli Studi Di Milano. Professora Titular em Saúde Coletiva - na Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Medicina Preventiva. Tem experiência na área de Sociologia e Saúde Coletiva com ênfase em Sociologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos reprodutivos e sexuais, saúde integral da mulher, envelhecimento ,Violência de gênero, aborto, direitos humanos, autonomia, avaliação qualitativa, políticas públicas de saúde e auto-determinação. É pesquisadora 1B do CNPq, com Bolsa suspensa a pedido da pesquisadora, em função do cargo de Ministra Chefe de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Gov Dilma Rousseff. Foi Pró Reitora de Extensão da UNIFESP durante 3 anos (2009 a 2012) gestão do Reitor Prof. Dr. Walter Albertoni. Exerceu o Cargo de Ministra-Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Dilma Rousseff, de 02/2012 até 05/2016. Atualmente, desde dezembro de 2016 é Profa. Titular Sênior do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina de UNIFESP .Desde 1 de julho de 2022 é professora Visitante Sênior da Universidade Federal do ABC - UFABC.