Página inicial > Corpo Docente > Mohammed Nadir

Mohammed Nadir

Área: Relações Internacionais

Professor visitante de Relações Internacionais, Oriente Médio e História de Terceiro Mundo na Universidade Federal do ABC. Possui graduação em História pela Université Mohammed V-Rabat, Diplôme dÉtudes Approfondies (DEA)/Especialização em História Moderna pela Universidade Mohammed V de Rabat-Marrocos; Mestrado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2004) e pós-graduação em Relações internacionais, Diplomacia e meios de comunicação pela Universidad Complutense de Madrid em 2007 (Espanha). Doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2012) e é pós-doutor em Direito (PNPD-CAPES) pela Universidade Federal de Santa Maria (2021). Foi professor colaborador na Universidade Federal de Santa Maria, Professor de língua e cultura Árabe na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É investigador integrado no Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto desde 2010 (CEAUP) e no Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra (CHSC-UC). Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Direitos da Sociobiodiversidade (GPDS-UFSM); Pesquisador no Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP-UFSM); Pesquisador no Núcleo de Pesquisa e Práticas em Direito Internacional - (NPPDI-UFSM) e é pesquisador integrado no Observatório de Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil da Universidade Federal do ABC. Coordenador do Laboratório de Estudos Árabes da UFABC (LEA-UFABC). Tem experiência na área de História (história moderna, contemporânea e global) , Relações Internacionais, História e Direito, Diplomacia, atuando principalmente nos seguintes temas: História de Marrocos e Portugal, África, Oriente Médio e o mundo muçulmano, América Latina (Com enfase ao Brasil). Foi laureado pelo Prémio Calouste Gulbenkian da Academia Portuguesa de História em 2008.