Página inicial > Corpo Docente > Rafael Aparecido Ciola Amoresi

Rafael Aparecido Ciola Amoresi

Engenharia de Materiais
Subárea: Caracterização e Processamento de Materiais

Atualmente é Professor Visitante na Universidade Federal do ABC (UFABC). Graduou-se em Química (UEMS-2012), mestrado em química (UFGD-2014), e doutorado em química (Instituto de Química - Unesp/Araraquara-2018). Realizou pós doutorado FAPESP na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (UNESP) e estágio de pesquisa internacional na Universitat Jaume I, UJI, Espanha, na área de química de simulações computacionais. Ministrou aulas de química por três semestres como professor temporário na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e como professor colaborador na Faculdade de Engenharia - Unesp/Guaratinguetá. Desenvolve pesquisas na área de química do estado sólido, as principais áreas de interesse são: óxidos semicondutores (dopagem e defeitos), óxidos perovsquita (estrutura em bulk, interface, e crescimento epitaxial), morfologia (crescimento de estruturas com forma definida), e simulações computacionais (energia de superfície, energia de bandas, densidade de estados, e adsorção). Tem interesse na relação de transporte/transferência de portadores de carga com a estrutura e morfologia dos materiais aplicando-os em propriedades fotônicas, elétricas, sensor, biosensora e drug delivery. Mantem contato de pesquisa e caracterização dos materiais com diversos laboratórios nacionais (NanoLab-UFSCAR, CDMF/UFSCAR, IQ-UNesp/Araraquara, CTI-Renato Archer/Campinas) e internacionais (Research at the Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS/França; Instituto de Investigaciones en Ciencia y Tecnología de Materiales - Universidad Nacional de Mar del Plata/Argentina, e a Universitat Jaume I - UJI / Espanha).