Página inicial > Corpo Docente > Renata Albuquerque Ribeiro

Renata Albuquerque Ribeiro

Área: Relações Internacionais
Subárea: África Contemporânea

Doutora e mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (DINTE-IPEA). Foi pesquisadora visitante na University of South Africa e do Institute for Global Dialogue (IGD) em 2017, ambos na África do Sul. Foi consultora de Política Internacional no Instituto Clima e Sociedade. Foi professora substituta no Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID-UFRJ). Atualmente, é pesquisadora Sênior na Plataforma CIPÒ. É Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ. Tem experiência nas áreas de Política Internacional, Política Externa Brasileira, Energia, Meio Ambiente e Clima, Relação do Brasil com Países Africanos, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul. Publicações e conferências no Brasil e no exterior.