Página inicial > Corpo Docente > Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky

Bloco B

Área do concurso: Instituições, Conflitos e Políticas Públicas
Subárea: Conflitos Sociais e Políticas Públicas
Áreas de atuação: Humanidades, Artes e Educação: História das Ciências; Teoria da História; Metodologia; Transdisciplinaridade; História Cultural; História Oral e Audiovisual; Estudos Culturais; Culturas Populares; Cibercultura; Gênero, Diversidades e Conflitos Sociais; Movimentos Sociais e Movimentos Culturais.
Curso: Bacharelado em Políticas Públicas

Possui graduação em História - Bacharelado (1994) e Licenciatura (1999) pela Universidade de São Paulo - USP, mestrado em História Social (1998), doutorado em História Econômica (2003), pela Universidade de São Paulo - USP, e pós-doutorado em História da Ciência (2010), no Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência/Programa de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Desde 2010, é professora da Universidade Federal do ABC (UFABC/SP), ligada ao Bacharelado em Ciência e Humanidades, ao Bacharelado em Políticas Públicas, à Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação. Tem experiência nas áreas de História, Ciências Sociais e Artes, com ênfase em Metodologia de Pesquisa em História, Ciências Sociais e Artes,Teoria e Filosofia da História, História da Ciência, Arte, Tecnologia e Cultura. Pesquisa sobre diversidades culturais, de gênero, sexuais, étnicas, geracionais, socioeconômicas, junto à produção de conhecimentos científicos no âmbito da História da Ciência e junto aos movimentos sociais e culturais, conflitos sociais, identidade e cultura, seus imaginários no espaço urbano e rural e suas tecnologias sociais e culturais.Foi professora do Departamento de Ciências Sociais na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB/SC), nas áreas de Sociologia e Antropologia; e do Departamento de História, além dos Cursos de Geografia, Economia, Artes Visuais, Música e do Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). É autora do livro Ponto de Vida: cidadania de mulheres faveladas (São Paulo: Loyola, 1996); e coautora dos livros Vozes da Marcha pela Terra (São Paulo: Loyola, 1998); Patrimônio Natural dos Campos Gerais do Paraná (Ponta Grossa: Eduepg/Fundação Araucária, 2007); da Coleção História em Projetos de livros didáticos de Ensino Fundamental (4 v., São Paulo: Ed. Ática, 2007) pela qual é ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura em 2008; e Produção do Conhecimento Histórico (Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2008 e 2009); "Saberes e fazeres interdisciplinares na construção do conhecimento e da cultura audiovisual: reflexões acerca de documentos e métodos de história da ciência" (Centenário Simão Mathias: documentos, métodos e identidade da História da Ciência, PUC-SP/Imprensa Oficial, 2009); Simão Mathias Cem Anos: Química e História da Química no início do século XXI (Ed. SBQ/Cesima, 2010); "Tecnologias sociais e culturais: reflexões sobre noções de tecnologia em políticas educacionais e culturais" (UFABC, 2012); "Incubadoras Sociais e Programas Universitários" (Ed. Pontocom/Unigranrio, 2013); "História e Memória lado a lado" (In: História e Memória - Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional, M. Marchiori, org., Difusão Editorial/Ed. Senac RJ, 2013; e organizadora da Série de Livros "Direitos Humanos, Gênero e Diversidade na Escola" (MEC/UFABC/Prefeitura de SP/Ed. Pontocom, 2016). Atualmente, é pesquisadora do SABER ABC - Observatório da Saúde e do Bem-Viver do ABC e professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação, com pesquisas interdisciplinares com base na metodologia de pesquisa-ação nas áreas de inovação social e educação; tecnologias sociais e culturais; história econômica, meio-ambiente e bem-viver; economia solidária, justiça social e ambiental; trabalho, letramento em dados, processos de inovação e tecnologias de informação e comunicação; direitos humanos, gênero e diversidades.