Página inicial > Corpo Docente > Cícero Ribeiro de Lima

Área de concurso: Estrutura e Projeto em Engenharia Aeroespacial
Curso: Engenharia Aeroespacial

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial-FEI (1995), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor adjunto da UFABC (Universidade Federal do ABC) e revisor de periódicos do Measurement Science and Technology e Sensors and Actuators. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Mecânica Computacional, com ênfase em Otimização Topológica Aplicado ao Projeto de Sistemas Mecanicos. O objetivo principal de suas atividades de pesquisa é a aplicação do Método de Otimização Topológica, que utiliza o Método de Elementos Finitos e algoritmos de otimização, em projetos de mecanismos flexíveis, bombas de fluxo com atuação piezelétrica e dissipadores de calor com microcanais, para aplicação nas áreas de mecânica de precisão, mecatrônica, bioengenharia, aeroespacial, entre outras, e na obtenção de imagens através da Tomografia por Impedância Elétrica, para aplicação na área médica e industrial. Nos últimos anos vem adquirindo uma larga experiência profissional tanto na área industrial como na área acadêmica. Entre 2005 e 2008 foi pesquisador coordenador de projeto de inovação tecnológica financiado pela FAPESP junto a uma empresa incubada no Cietec-USP/IPEN. Recentemente, coordenou e concluiu um projeto de pesquisa com apoio do CNPq, no qual auxiliou a implementar um algoritmo de Otimização Topológica aplicado ao projeto de dissipadores de calor com microcanais para resfriamento de componentes eletrônicos compactos.