Página inicial > Corpo Docente > Dácio Roberto Matheus

Dácio Roberto Matheus

Área de concurso: Microbiologia para Engenharia Ambiental e Urbana
Curso: Engenharia Ambiental e Urbana

Reitor da Universidade Federal do ABC (2018-2022), reconduzido para o mandato de 2022 a 2026. Vice-reitor da UFABC (2014-2017). Professor Titular do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC. Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP (1985), Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela UNESP-Rio Claro (1998 e 2003). Foi Diretor Geral do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais-DEPRN e Diretor da Divisão de Planejamento de Áreas Especiais (Áreas de Proteção Ambiental) da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Foi assessor para Meio Ambiente do Centro de Ensino e Pesquisa do Litoral Paulista - CEPEL, da UNESP e Diretor de Operações de Unidades de Conservação da Fundação Florestal do Estado de São Paulo. Dirigiu o Jardim Botânico de São Paulo, tendo sido presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos e Presidente da Comissão Nacional de Jardins Botânicos do MMA. Na UFABC coordenou o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), a Engenharia Ambiental e Urbana (EAU) e participou da criação e coordenou o Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PGCTA). sendo professor colaborador na pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica e colaborador na pós-graduação interunidades em Biotecnologia da USP. Tem experiência na área de microbiologia e biotecnologia ambiental, atuando principalmente com saneamento ambiental, biorremediação de áreas contaminadas, biotecnologia e micologia ambiental, e projetos de pesquisa e extensão em agricultura urbana e cidades sustentáveis e conservação da natureza.