Página inicial > Corpo Docente > Daniel Jonas Dezan

Daniel Jonas Dezan

Área: Engenharia de Energia
Subárea: Sistemas Solares Térmicos

Possui graduação em Engenharia Mecanica Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2011) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal do ABC, curso de Engenharia de Energia. É membro permanente do curso de pós-graduação em engenharia mecânica da Universidade Federal do ABC. Possui 8 anos de experiência no desenvolvimento de produtos (indústria automotiva), especificamente na área simulação numérica de escoamento. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Fenômenos de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas:análise numérica da intensificação da transferência de calor usando técnicas passivas aplicados à trocadores de calor compactos e à coletores solares térmicos, otimização de sistemas térmicos, além de trabalhar com projetos de coletores solares planos e concentradores. É pesquisador associado ao LETE (Laboratório de Engenharia Térmica e Ambiental) da Escola Politécnica da USP, com temas relacionados à otimização de processos de plantas offshore, tipo FPSO. Também, desenvolve pesquisas sobre projeto de compressores junto ao RCGI (Research Centre for Gas Innovation) da Escola Politécnica da USP.